Imprimir PDF Republicar

Cartas | Ed. 235

Cartas | Ed. 235

Aviões experimentais
Excelente a reportagem “Berçário de aviões” (edição 234) sobre as indústrias de pequenas aeronaves. É importante que essas empresas sejam prestigiadas e apoiadas pelas universidades. Entretanto, como ex-coordenador e um dos propositores do curso de engenharia aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), gostaria de dizer que temos como meta formar projetistas de aeronaves em todos os seus aspectos, e não somente em manutenção de aeronaves como dito no texto. Uma das atribuições do engenheiro aeronáutico é a gerência da manutenção de aviões e damos uma ênfase no nosso currículo de modo que os egressos podem se especializar nessa área tão importante para que a aviação tenha um padrão elevadíssimo de segurança.

Fernando Martini Catalano
Depto. de Engenharia Aeronáutica/EESC-USP
São Carlos, SP

***

Gostaríamos de agradecer e também parabenizar Pesquisa FAPESP pela belíssima reportagem “Berçário de aviões”.

Rodrigo Scoda
Scoda Aeronáutica Ltda.
Ipeúna, SP

***

Empresas
Vale a leitura da reportagem “Interação produtiva” (edição 234). Esse é um dos grandes desafios do país. Criar novos e, ao mesmo tempo, consolidar os sistemas de inovação existentes, capazes de articular as universidades com as empresas, os poderes públicos, as agências de financiamento e as organizações sociais.

Elias Machado
Via Facebook

***

Sobre a reportagem “Interação produtiva”, há aqueles que pensam que qualidade científica significa não ter relação direta com empresas. Pesquisa FAPESP está mostrando que não é bem assim!

Bianca Longo
Via Facebook

***

Boas práticas
A respeito da nota “Fraude termina em prisão” (seção Boas práticas, edição 234), deveria ocorrer o mesmo em todo o mundo. Não se brinca com a saúde das populações. Não se fabricam ou adulteram resultados de pesquisas. Deveríamos ser mais rigorosos também aqui no Brasil.

Tomaz Puga Leivas
Via Facebook

***

Vídeos
Parabéns ao pesquisador Luiz Domingos Costa pelo trabalho retratado no vídeo Renovação à brasileira. Que pesquisa sensacional. Um verdadeiro raio X da nossa história parlamentar.

Marino Mirante
Via Facebook

***

O vídeo Renovação à brasileira mostra um estudo interessantíssimo e sério sobre o sistema partidário brasileiro, sobre quem são os senadores e deputados federais.

Júlia Barnabé
Via Facebook

***

Muito interessante e instrutivo o vídeo Um zoológico entre as penas. Estudos ou pesquisas como essas deviam ser amplamente divulgados. Se aprendermos a conhecer melhor o ambiente que habitamos, tanto mais saberemos lidar com ele.

Consuêlo Ruíz
Via Facebook

***

Fotos
A Galeria de Imagens sobre a coleta de amostras no roteiro de Saint-Hilaire mostrou um excelente trabalho do fotógrafo Eduardo Cesar. Parabéns!

Mariana P. Massafera

Via Facebook

Cartas para esta revista devem ser enviadas para o e-mail cartas@fapesp.br ou para a rua Joaquim Antunes, 727, 10º andar – CEP 05415-012, Pinheiros, São Paulo-SP. As cartas poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza.

Republicar