boas práticas

Comportamento inadequado de revisor

A revista Bioinformatics, da Oxford University Press, publicou um estudo de caso sobre má conduta em revisão de artigos científicos. O curioso é que o episódio envolveu um desvio cometido por um revisor do próprio periódico. Ele sugeriu a autores de um manuscrito a inclusão de mais de 30 citações a artigos dele próprio e deixou claro que o acréscimo influenciaria sua recomendação sobre a aceitação do paper. Uma investigação feita pela Bioinformatics confirmou o abuso e levou o pesquisador a ser banido do corpo de revisores da publicação.

A revista resolveu reavaliar seus processos para evitar novos problemas e discutiu o tema com o Committee on Publication Ethics, fórum de editores sobre integridade científica, o que resultou em um novo conjunto de diretrizes. A recomendação para revisores é que se abstenham de sugerir um número exagerado de citações e sejam didáticos e transparentes sobre a importância de incluí-las. Os editores, por sua vez, devem fornecer normas concretas sobre o comportamento esperado dos revisores e verificar se eles estão pedindo a inclusão de seus próprios trabalhos. Já os autores devem avaliar se a inclusão de citações é pertinente e não acatá-la se acharem desnecessária ou imprópria, justificando sua decisão. Caso o revisor reaja de forma negativa, devem informar o editor.