Imprimir Republicar

Novos materiais

Como se faz grafeno

O grafeno pode ser produzido por um método espantosamente simples: grudando e desgrudando uma fita adesiva em que se colocou uma lâmina de grafite, o mesmo material usado no interior dos lápis, até restar apenas uma camada de átomos de carbono.

Essa foi a forma usada em 2004 pelos físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov para produzir e caracterizar as propriedades do grafeno, que se mostrou mais resistente que o aço e um condutor elétrico melhor que o cobre – com essa descoberta, eles ganharam o Prêmio Nobel de Física em 2010.

De lá para cá, os pesquisadores dessa área desenvolveram métodos mais sofisticados, raramente registrados em imagens porque não é fácil fotografar um material praticamente invisível nem espiar o que se passa dentro um forno a 1.000 graus Celsius (°C).

Os registros desta galeria revelam processos realizados no Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, e poucas vezes observados.

 

Republicar