Imprimir Republicar

Podcast

Cooperação produtiva, menos químicos na lavoura, sobrevida após tuberculose e novo teste para detectar o vírus zika

Estudo mostra que colaboração entre empresas e grupos de pesquisa aumenta a produtividade científica. O economista Renato Garcia, professor da Unicamp, comenta os benefícios desse tipo de cooperação.

A microbiologista Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas, em Minas Gerais, explica como funciona o inoculante BiomaPhos, que reduz o uso de fertilizantes químicos nas lavouras.

O médico Otávio Tavares Ranzani, da Faculdade de Medicina da USP, fala sobre os resultados do estudo feito com mais de 15 mil pacientes que avalia bem-estar e sobrevida de pessoas que tiveram tuberculose.

A biomédica Danielle Bruna Leal de Oliveira, pesquisadora do ICB-USP, explica a importância de um novo teste para detectar o vírus da zika deve que melhorar a precisão do diagnóstico.

Programação musical
Duas Luas – Gilberto Gil
Minha Alma – o Rappa
Perdão Você – Maris Monte
O que é o que é – Gonzaguinha

Apresentação: Fabricio Marques
Produção e roteiro: Sarah Caravieri
Gravação e Montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13h, sábados às 18h e quintas-feiras às 2h pela Rádio USP e todas as segundas feiras às 13h, pela Rádio Unicamp.