Imprimir Republicar

Saúde Pública

Primeiros casos na Itália passaram despercebidos durante semanas

Coronavírus circulava no norte do país desde o início de janeiro

Sem poder sair de casa, pessoa toma sol na varanda em Milão, Itália, durante surto de Covid-19

MLWatts/Wikimedia Commons

O vírus causador da Covid-19 circula na Lombardia, no norte da Itália, provavelmente desde 1º de janeiro, semanas antes dos primeiros registros da doença, de acordo com uma análise de quase 6 mil casos confirmados em laboratório publicada como artigo preprint.

Nesse trabalho, o médico Danilo Cereda, da Direção Geral de Saúde da região da Lombardia, e pesquisadores da Agência de Proteção de Saúde de Pávia, das universidades de Milão e de Pávia e de outras instituições, argumentam que o vírus Sars-CoV-2, teve tempo de se propagar para a maioria das cidades da região antes de ser detectado em uma delas, Codogno, em 20 de fevereiro.

Na semana seguinte, ocorreu um aumento rápido no número de casos, que passou de 530 em 28 de fevereiro para 5.830 em 8 de março. Quase metade dos pacientes foi hospitalizada e 20% deles precisaram de terapia intensiva. Inicialmente, os casos registrados de Covid-19 no norte da Itália dobraram a cada três dias.

As análises indicaram que a quarentena e as outras medidas de restrição da circulação de pessoas, adotadas três dias após o primeiro caso positivo, ajudaram a reduzir o número de casos na região da Lombardia, que abriga cerca de 10 milhões de pessoas. De acordo com os autores desse trabalho, o impacto dessas medidas deve ser maior nas próximas semanas.

Republicar