China, Estados Unidos e Índia na liderança – Brasil é 12º
Número de publicações científicas em inteligência artificial como tema triplicou entre 2000 e 2018, passando de 16.851 para 51.085, para o total mundial.
Publicações com participação de autores brasileiros cresceram mais de cinco vezes, de 242 para 1.236, no mesmo período. O país passou da 15ª para a 12ª posição entre os países líderes na área.
A China assumiu a liderança no número de publicações na área em 2005. No quinquênio 2014–2018, seus pesquisadores estavam entre os autores de 25% de todas as publicações na área, seguidos pelos pesquisadores dos Estados Unidos, que participaram de 15% delas. A Índia passou a ocupar a terceira posição em 2013.
USP, Unicamp e UFPe lideram no Brasil
A USP lidera entre as instituições nacionais, com mais de 800 trabalhos publicados na área entre 2014 e 2018, seguida pela Unicamp e pela UFPE
Da lista das instituições líderes, constam outras duas universidades públicas de São Paulo, a Unesp e a UFSCar, empatadas em 8º lugar
Além de São Paulo (4 instituições) e Pernambuco (UFPE, UFRPE), estão representados na lista das 20 instituições mais produtivas na área: Paraná (UFPR, UFTPR, PUC-PR), Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, PUC-RJ), Minas Gerais (UFMG, UFU), Rio Grande do Sul (UFRGS, PUC-RS), Rio Grande do Norte (UFRN), Distrito Federal (UnB) e Santa Catarina (UFSC)
Notas (1) Publicações dos tipos “Article”, “Proceeding Paper” e “Review”, da área “Computer Science, Artificial Intelligence”, listadas no Incites, esquema Web of Science.
Fontes Incites, Web of Science, Clarivate. Dados baixados em 06/02/2020. Elaboração da Coordenação de Indicadores de CT&I e da Gerência de estudos e Indicadores, Fapesp.
É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). O uso do botão HTML permite o atendimento a essas normas. Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital.