ESTRATÉGIAS

A ciência em debate em Recife

A Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, sediou, entre 22 e 26 de julho, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujo tema foi Ciência para o Novo Brasil. Mais de 23 mil estudantes, pesquisadores e gestores participaram de 266 atividades, entre conferências, mesas-redondas, cursos e sessões especiais. Uma das conferências mais disputadas foi a do pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg, sobre mudanças climáticas, no dia 23. Uma grande variedade de temas foi debatida, da inovação em fármacos à aplicação de terapias de células-tronco, dos desafios da pesquisa oceanográfica à busca de mais impacto para a pesquisa do Brasil.“O Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial, mas ocupa a 58ª colocação entre os países mais inovadores do mundo”, destacou a presidente da SBPC, a bioquímica Helena Nader. “O novo Brasil, que já é a sétima economia do mundo, tem que vencer grandes desafios para estar realmente inserido na economia do conhecimento.” Em 2014, Rio Branco, capital do Acre, receberá a 66ª Reunião da SBPC.