Imprimir PDF Republicar

Brasil

A popularização das imagens de satélite

Desde julho o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista, disponibiliza gratuitamente pela internet o catálogo de imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS). Em apenas quatro meses, 40 mil imagens já foram distribuídas a usuários em território brasileiro, entre empresas públicas, universidades, pesquisadores de diversas áreas e agricultores.

Antes, quando o serviço era pago, a distribuição era de apenas 3 mil imagens por ano. A política de popularização do uso de imagens terá novos desdobramentos. Além das fotos do CBERS, parte das imagens do Landsat, o satélite mais utilizado em pesquisas em todo o mundo, também será oferecida. Estarão disponíveis dados históricos de 1973 a 1985, que permitem o acompanhamento das mudanças ambientais, urbanas e hídricas no país.

Dados mais recentes do Landsat também poderão ser abertos, mas ainda resta definir qual período será franqueado. No início de novembro, o Inpe apresentou sua nova política de distribuição para empresas que vivem de comercializar imagens de satélite – e, agora, correm o risco de perder o ganha-pão.

Algumas ficaram preocupadas, mas entenderam que a distribuição vai ampliar o uso das fotos de satélites e de outros serviços que elas poderão oferecer, diz Luís Geraldo Ferreira, da Divisão de Imagens do Inpe. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.dgi.inpe.br/usr/principal/atus.html.

Republicar