A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza, de 12 a 17 de julho, em Natal, Rio Grande do Norte, a sua 50ª reunião anual, tendo como tema Ciência, Educação e Investimento. Com mais de 5.500 participantes inscritos e apresentação de cerca de 5 mil trabalhos, está prevista, durante o evento, a realização de 84 simpósios, 47 conferências e 59 mini cursos, nas mais variadas áreas, em nível iniciante, de aperfeiçoamento de professores de 1º e 2o grau, e avançado, demonstrando a preocupação e o envolvimento da SBPC e dos pesquisadores com a melhoria da educação.
Em paralelo à Reunião Anual, estará sendo realizada a Expociência que, além da mostra científico-tecnológica, promoverá palestras e mesas redondas, dentro da temática Tecnologia, Emprego e Competitividade. Uma novidade é a realização, simultaneamente ao encontro da SBPC, do Fórum das FAPs (fundações estaduais de amparo à pesquisa) e do Fórum dos Secretários de Ciência e Tecnologia. O Fórum das FAP’s foi precedido de uma reunião preparatória, no mês de maio passado, solicitada pela SBPC, para a discussão de temas de interesse comum às agências, como a indução que as FAPs fazem para o desenvolvimento de C&T, como incrementar o desenvolvimento industrial e como atual no desenvolvimento regional. Estiveram presentes representantes da FAPERJ, FAPECE, FAPEMAT, FAPEAL, FAPEMA, FAAP DF, FAPEMIG, FAPEPI, FAPESP e FAPERGS.
Na reunião foi estabelecido que essas fundações elaborariam documentos sucintos sobre temas como a ação integrada das FAPs, a continuidade de ações, a interação com as secretarias de C&T, a complementariedade com os órgãos federais, que serviriam de base para um documento único, a ser elaborado durante o Fórum, que será realizado nos dias 16 e 17. Neste último dia estarão presentes os secretários estaduais de C&T.
A FAPESP terá um stand na Expociência. Além disso, o seu diretor científico, José Fernando Perez, será um dos expositores no simpósio Indução em Pesquisa Básica. No Fórum das FAPs, a FAPESP será representada pelo seu diretor presidente, Francisco Romeu Landi, escolhido pelas fundações como organizador do evento.
Republicar