Fotolab

A América inesperada

Esta imagem, que lembra a América do Sul, formou-se durante um experimento do químico Saulo do Amaral Carminati para preparação de compósitos contendo nanopartículas de óxido de ferro e grafeno. Carminati faz mestrado em química inorgânica no Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar (LNES) do Instituto de Química da Universidade de Campinas (IQ-Unicamp), sob orientação da professora Ana Flávia Nogueira e co-orientação do professor Flávio Leandro de Souza, da Universidade Federal do ABC (UFABC). O objetivo de seu trabalho é obter combustíveis, como gás hidrogênio, por exemplo, produzidos a partir da quebra da molécula de água utilizando como fonte a energia solar, os chamados solar fuels. A imagem foi obtida por microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo de alta resolução, aumentada 89 vezes.

Imagem enviada por Saulo do Amaral Carminati do IQ-Unicamp

Se você tiver uma imagem do IQ-Unicamp relacionada à sua pesquisa, envie para imagempesquisa@fapesp.br, com resolução de 300 dpi (15 cm de largura) ou com no mínimo 5 MB. Seu trabalho poderá ser selecionado pela revista.