Tecnociência

Análise rápida de leite materno

Uma nova técnica, que permite uma rápida e detalhada análise dos oligossacarídeos, o terceiro maior componente sólido presente no leite materno, depois da lactose e dos lipídeos, foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia-Davis em parceria com a empresa Agilent. Mais de 200 oligossacarídeos (OGs), um grupo de moléculas bioativas do leite, foram identificados nas últimas décadas, mas até agora não havia nenhum instrumento capaz de medir sua presença numa amostra. O diferencial do novo método é a combinação de duas ferramentas analíticas, um chip de glicanas (polissacarídeos), desenvolvido para separações de alta resolução de misturas complexas do material analisado, e um espectrômetro de massa usado para caracterizar cada variação de oligossacarídeo pela determinação precisa de sua massa em nível molecular. A combinação resultou na identificação da presença de OGs em amostras de cinco mulheres num único teste. O estudo foi publicado na versão on-line do Journal of Agricultural and Food Chemistry.