PALEONTOLOGIA

Ancestral de pterossauro tinha bico

Caio FantiniInterpretação artística de Venetoraptor gassenae, que devia ser carnívoro e subir em árvoresCaio Fantini

Um réptil de bico curvo capaz de rasgar pedaços de carne, e “mãos” de dedos longos com garras em foice, ideais para agarrar galhos. Esse é Venetoraptor gassenae, animal do grupo dos lagerpetídeos que, há cerca de 230 milhões de anos, media aproximadamente 1 metro, pesava entre 4 e 8 quilogramas e andava em duas pernas com as mãos livres. A descrição parte de um fóssil encontrado no município gaúcho de São João do Polêsine, com partes importantes preservadas: o crânio com a ponta da mandíbula e a porção posterior, incluindo a órbita, e a mão com dedos compridos, especialmente o quarto dígito. “Esse dedo é o que, nos pterossauros, é alongado e suporta a asa”, explica o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mais interessante ainda é que o achado derruba a ideia de que os animais daquele tempo fossem genéricos e uniformes. “Com essa descoberta fora da curva, começamos a perceber que essa hipótese estaria equivocada”, diz Müller. “Dessas linhagens bem diversas teriam sido selecionados os dinossauros e pterossauros” (Nature, 16 de agosto).

O site da revista Pesquisa FAPESP traz uma versão ampliada desta reportagem.