Financiamento

Apoio a jovens pesquisadores

LAURABEATRIZO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o edital do programa de apoio a centros liderados por jovens pesquisadores. Serão destinados R$ 36 milhões para financiar atividades de pesquisadores que estão iniciando a carreira científica em quaisquer áreas do conhecimento. Podem apresentar propostas pesquisadores que tenham obtido o título de Doutor a partir de 2000 e que tenham vínculo de emprego com instituições de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa públicos ou privados, ou empresas públicas que realizam pesquisa. As propostas deverão ser enquadradas em uma das duas categorias do edital. A primeira, com um montante total de R$ 28 milhões, contemplará projetos de no máximo R$ 500 mil em áreas de ciências experimentais. A segunda categoria, com montante de R$ 8 milhões, destina-se a projetos em áreas não-experimentais, como matemática, física teórica, humanidades e ciências sociais aplicadas, com valores de até R$ 120 mil. Os recursos serão desembolsados ao longo de 3 anos. As propostas podem ser encaminhadas até as 18 horas do dia 16 de maio, por meio de um formulário on-line disponível no endereço: http://efomento.cnpq.br/efomento.