Imprimir Republicar

BOAS PRÁTICAS

Artigo iraniano sobre Covid-19 em crianças é retratado

Um estudo de caso assinado por pesquisadores do Irã analisando os efeitos da Covid-19 em uma criança de 2 meses foi retratado em julho pela revista científica Clinical and Experimental Pediatrics. Os editores alegam que a declaração de aprovação do trabalho pelo comitê de ética apresentada pelos autores era falsa. “Pedimos desculpas aos leitores e garantimos que nosso objetivo é examinar minuciosamente as violações éticas antes de publicar os artigos”, eles escreveram na nota de retratação. Segundo acompanhamento feito pelo site Retraction Watch, que compila casos de papers invalidados por erros ou má conduta, esse é o 250º trabalho sobre tópicos relacionados à Covid-19 a ser retratado por revistas científicas ou removido de plataformas de preprints.

Sajjad Ahmadpour, do Centro de Pesquisa de Doenças Gastroenterológicas e Hematológicas da Universidade de Ciências Médicas de Qom, principal autor do paper, defendeu-se da acusação. “Não concordamos com a retratação do trabalho”, ele disse à Retraction Watch. “Esse relato de caso é parte de uma pesquisa maior sobre fatores de risco associados à Covid-19 na pediatria. Ele foi aprovado por três pareceristas e nenhum deles mencionou qualquer questão ética”, completou.