Tecnociência

Árvores do passado

Um estudo recente dá aos botânicos uma boa ideia de como eram as primeiras árvores que cresceram sobre a Terra. Pesquisadores dos Estados Unidos e do País de Gales reconstruíram o fóssil de uma árvore que existiu há 385 milhões de anos na floresta fóssil de Gilboa, no estado de Nova York. A árvore tinha um tronco com 8 metros de comprimento e ramos largos com folhas semelhantes às das atuais samambaias. Prendia-se ao solo por raízes curtas. Antes desse estudo, publicado em abril na Nature, conhecia-se apenas a parte inferior do caule dessas plantas. Segundo Christopher Berry, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, um dos autores do estudo, florestas formadas por essas árvores devem ter proporcionado um ambiente rico para outros organismos e contribuído para reduzir os níveis de gás carbônico na atmosfera. Recentemente outra equipe anglo-americana descreveu uma floresta fóssil de 300 milhões de anos a 100 metros de profundidade em uma mina no estado de Illinois, que deverá permitir conhecer como diferentes espécies de plantas se distribuíam nas florestas tropicais (Geology).