Imprimir Republicar

Astrofísica

As manchas solares vistas por Kepler em 1607

HAYAKAWA, H. et al. Astrophysical Journal Letters. 2024Desenhos de manchas solares baseados nas observações de Kepler em 1607HAYAKAWA, H. et al. Astrophysical Journal Letters. 2024

Em 1607, com um aparelho chamado câmera escura, que consistia em um pequeno furo em uma parede para projetar a imagem do sol em uma folha de papel, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630) registrou um grupo de manchas solares em três desenhos. Ele interpretou o fenômeno como uma passagem de Mercúrio pelo Sol, mas depois foi reclassificado como manchas solares, áreas na superfície do Sol que parecem mais escuras devido à intensa atividade magnética. Sua frequência e distribuição ocorrem em ciclos que afetam a radiação solar e o clima espacial. Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão, examinou os esboços, comparando-os com dados atuais, e os dataram como feitos em 28 de maio de 1607. A olho nu, Kepler localizou as manchas em baixa latitude, a leste do meridiano central, em contraste com os desenhos feitos com telescópios a partir de 1610 que mostram grupos de manchas solares em latitudes mais altas. Essa diferença sugere que o grupo de manchas solares de Kepler não pertencia ao início de um ciclo solar, mas ao final do ciclo anterior, e ajuda a entender a periodicidade desses fenômenos. “Esse é o esboço de mancha solar mais antigo já feito com uma observação instrumental”, disse Hisashi Hayakawa, o principal autor do estudo, ao site EurekAlert (Astrophysical Journal Letters e EurekAlert, 25 de julho).