Dois projetos de aeronaves que usam 70% menos combustível em relação aos modelos em atividade, além de serem mais silenciosas e emitirem bem menos óxido de nitrogênio (NOx), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, foram elaborados por uma equipe liderada por engenheiros do departamento de aeronáutica e astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Eles contaram também com pesquisadores das empresas Boeing, GE, Northrop Grumman, Lockheed-Martin, Aurora Flight e Pratt & Whitney. Os modelos trazem modificações radicais na fuselagem e nas asas a fim de obter melhor sustentação. Um dos aparelhos foi projetado para transportar 180 passageiros em voos domésticos e pode, um dia, substituir os aviões da família do Boeing 737. O outro, para 350 passageiros, é destinado a viagens internacionais e concorreria com o Boeing 777. Os projetos foram apresentados à Agência Espacial Norte-americana (Nasa) em maio e fazem parte de um programa de pesquisa, orçado em US$ 2,1 milhões, cujo objetivo é desenvolver projetos de aviões mais econômicos e menos agressivos ao ambiente.
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