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Química

Crianças criam cultura

O artigo A Transmissão da Cultura da Brincadeira: Algumas Possibilidades de Investigação traz um estudo sobre alguns fatores relacionados às brincadeiras infantis, tais como o vocabulário típico, sua aprendizagem social, as regras existentes e os diferentes tipos de interação entre as crianças. O trabalho promove uma reflexão sobre os fatores envolvidos na produção das brincadeira. “A investigação dessas categorias é importante para uma melhor descrição da brincadeira e também para criar indicadores para a compreensão das relações entre os grupos de crianças no que diz respeito à socialização, à constituição do sujeito e à transmissão da cultura”, afirmam os pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), responsáveis pelo artigo. Segundo o estudo, a cultura da brincadeira deve ser estudada a partir dos processos de aprendizagem dos indivíduos, já que nos grupos de brincadeira estão presentes todos os elementos de uma sociedade: os rituais, as regras, as sanções e as formas de se esquivar das dificuldades. Por isso, com base nesses estudos culturais, os pesquisadores concluem que “as crianças não são somente criadas, crianças se criam, crianças criam cultura”.

Psicologia: Reflexão e Crítica – v. 16 – nº 1 – Porto Alegre – 2003

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