Controle

Biorrobôs alados

Método para monitorar sinais elétricos dos músculos no voo das mariposas

Alper Bozkurt/ Universidade do Estado da Carolina do NorteMétodo para monitorar sinais elétricos dos músculos no voo das mariposasAlper Bozkurt/ Universidade do Estado da Carolina do Norte

Um bando de mariposas voando em busca de sobreviventes de um desastre aéreo ocorrido em um local de difícil acesso ou farejando gases tóxicos numa estação de metrô, palco de um atentado terrorista. A cena, que parece de filme de ficção, poderá se tornar realidade de acordo com um grupo de engenheiros elétricos e da computação da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Liderados pelo cientista Alper Bozkurt, eles criaram métodos para manipular eletronicamente a musculatura envolvida no voo das mariposas e monitorar os sinais elétricos que os insetos usam para controlar tais músculos. O feito abre espaço para que, no futuro, os pesquisadores consigam controlar remotamente o voo das mariposas, criando biorrobôs alados. O objetivo final do grupo é equipar as mariposas com sensores criando uma rede aérea capaz, entre outras coisas, de ajudar equipes de resgate em operações de busca. Os próximos passos da pesquisa, publicada on-line em 18 de julho na revista Journal of Visualized Experiments, incluem o desenvolvimento de um sistema automatizado para explorar e ajustar os parâmetros de controle de voo dos insetos.