Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Brito Cruz assume reitoria da Unicamp

O presidente da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, assumiu no dia 19 de abril a reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no lugar de Hermano Tavares. Brito teve 51,77% dos 9.348 votos válidos, vencendo a consulta nos três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, funcionários e estudantes. Com isso, foi eleito sem necessidade de segundo turno e teve seu nome confirmado pelo governador, Geraldo Alckmin. O novo reitor assume defendendo que o papel singular da universidade é educar. Segundo ele, o principal impacto da universidade na vida nacional se dá por meio dos estudantes, que vão ocupar posições nas quais exercerão liderança intelectual.

Para garantir essa boa educação, é importante a atividade excelente de pesquisa, fundamental ou aplicada, e uma interação maior com diferentes setores da sociedade. “Para isso, é imprescindível o compromisso com a liberdade acadêmica”, diz. Aos 45 anos, nascido no Rio de Janeiro e criado em São Paulo, Brito formou-se em engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pós-graduou-se no Instituto de Física da Unicamp, do qual veio a ser diretor por duas vezes. Foi pesquisador do Instituto Ítalo Latino-Americano/CNR na Universidade de Roma, Itália, e fez o pós-doutorado na ATT-Bell Labs, Estados Unidos.

Foi nomeado presidente da FAPESP em 1996 e reconduzido ao cargo em 1998 e 2000. Publicou mais de 60 artigos em revistas técnicas especializadas e é um dos físicos brasileiros mais citados na literatura científica internacional.

Republicar