Câmera indiscreta

braenton mcdonald / ScienceNeutrófilos, em verde: tráfego pelos capilares até a inflamaçãobraenton mcdonald / Science

Uma simples pancada na perna pode gerar um processo inflamatório, com inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura no local. Isso acontece mesmo quando não há infecção por bactérias. Um dos problemas da inflamação é que os neutrófilos, as células mais abundantes do sistema imunológico, podem lesar tecido sadio na tentativa de remover o danificado. Pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, com participação do brasileiro Gustavo Menezes, atualmente na Universidade Federal de Minas Gerais, investigaram o que ocorre durante uma inflamação no fígado de camundongos. Quando não há infecção, a morte das células do fígado libera compostos que fazem os neutrófilos aderirem à parede interna de capilares sanguíneos (Science). Assim, os neutrófilos viajam até a inflamação no interior dos vasos – e não atravessando os tecidos, como nas infecções bacterianas –, causando o menor estrago possível.