Imprimir Republicar

Educação

Capes cria nova área de avaliação

Agência que analisa programas de pós-graduação distingue cursos de formação continuada de professores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência vinculada ao Ministério da Educação que avalia a qualidade dos cursos de pós-graduação do país, criou uma nova área de avaliação: ciências e humanidades para a educação básica, composta por programas profissionais para professores da educação básica. A nova área congrega 12 cursos de mestrado e um de doutorado profissionais que já existiam e têm uma característica em comum: dedicam-se à formação continuada para educadores que trabalham em salas de aula e têm aulas semipresenciais.

Esses programas estavam espalhados por outras áreas de avaliação, como biologia, física, letras, matemática e química, e eram examinados de forma desigual. Com o agrupamento em uma área nova, a Capes quer acompanhar os programas de perto e propor ações que melhorem seu trabalho de formação de professores. Essa é a quinquagésima área de avaliação instituída pela Capes.