LAURABEATRIZA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concluiu a avaliação do desempenho de 2.266 programas de pós-graduação entre 2004 e 2006. Dos cursos analisados, 35,3% tiveram conceito 4, equivalente a bom; 21,1% receberam nota 5, que indica um alto nível de desempenho; e 9,7% obtiveram notas 6 e 7, que identificam programas de excelência com padrão semelhantes ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. “O Brasil está em 15º lugar no mundo na produção científica, tendo ultrapassado muitos países com maior tradição na pesquisa e formação de recursos humanos. Há uma correlação absoluta entre esse crescimento e a formação de doutores”, afirmou Jorge Guimarães, presidente da Capes. Apesar dos resultados em grande parte positivos, 29,9% dos cursos tiveram um desempenho considerado regular, recebendo nota 3; e 4% – mais exatamente 91 cursos -obtiveram conceito 1 e 2, considerados insuficientes. As universidades e institutos responsáveis por esses cursos podem, no entanto, recorrer da decisão da Capes. Essa foi a 15ª avaliação realizada depois da implantação do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional, em 1976. Na análise são levados em conta aspectos relacionados à produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições.
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