Em decreto publicado na edição de ontem (30/08) do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o governador Rodrigo Garcia nomeou o professor Carlos Américo Pacheco para exercer a função de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.
O nome de Pacheco estava na lista tríplice de candidatos encaminhada ao governador, ao lado de Guilherme Ary Plonski, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), e Carlos Frederico de Oliveira Graeff, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Pacheco é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1979), mestre (1988) e doutor (1996) em economia pela Unicamp, com pós-doutorado na Columbia University (2005). É professor de economia na Unicamp. Foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep, 1999-2002). Também foi subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2007), reitor do ITA (2011-2015) e diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, 2015-2016).
Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.
Republicar