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SciELO

Carreira universitária

O presente trabalho faz um estudo da evolução da relação entre titulação e carreira institucional, entre 1992 e 2003, nas instituições de ensino superior brasileiras, usando para isso dados coletados em dois levantamentos representativos da profissão acadêmica no Brasil. Os resultados obtidos foram surpreendentes porque apontam para uma desorganização crescente da estrutura da carreira nessas instituições e um enfraquecimento na associação entre titulação e carreira. O estudo “Carreira e contexto institucional no sistema de ensino superior brasileiro”, de Elizabeth Balbachevsky, da Universidade de São Paulo, apresenta um exercício de análise multivariada para verificar quais dimensões são relevantes para explicar a ascensão do professor a diferentes degraus da carreira. O resultado corrobora a hipótese de que a carreira oferecida pelas instituições de ensino superior esteja, pouco a pouco, perdendo sua capacidade de discriminar e recompensar o desempenho acadêmico, já que o principal referencial a partir do qual ela foi construída ? a titulação – tendeu, na última década, a se homogeneizar.

Sociologias – nº 17 – Porto Alegre – jan./jun. 2007

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