![A flexibilidade colabora com a interatividade, principalmente em jogos](http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2016/03/Tecno_reflexpageflip.jpg)
Human Media Lab / Universidade QueenA flexibilidade colabora com a interatividade, principalmente em jogosHuman Media Lab / Universidade Queen
Um celular flexível, que pode se dobrar, é a novidade apresentada em fevereiro pelo Human Media Lab da Universidade Queen, no Canadá. O aparelho se encaixa nos bolsos e se molda de acordo com a pressão exercida sobre ele. Segundo seus inventores, o telefone roda aplicativos de forma mais eficiente. Dotado de sistema operacional atual, o celular, denominado ReFlex, se mostra mais interativo em jogos eletrônicos. No famoso Angry Birds, é possível dobrar para trás o aparelho para acionar o estilingue virtual, que serve para atingir pássaros e construções. Outro efeito é a sensação de folhear páginas com a inclinação do telefone. É possível ter a sensação das páginas se movendo nos dedos com uma vibração do aparelho. Fica facilitada também a verificação das páginas visitadas por meio de movimentação tátil. A invenção abre caminho para o desenvolvimento de aplicativos que explorem o recurso de dobradura. Os criadores dizem que o ReFlex deverá estar no mercado em cinco anos.
Republicar