África

Centros de excelência na África

Pesquisa sobre segurança alimentar no Quênia: qualificação de pesquisadores

kate holt / africa practicePesquisa sobre segurança alimentar no Quênia: qualificação de pesquisadoreskate holt / africa practice

O Banco Mundial destinará US$ 150 milhões para financiar 19 centros de excelência em universidades africanas. Os recursos apoiarão pesquisas nas áreas de engenharias, matemática, agricultura e saúde. O projeto, chamado de África Centers of Excellence, busca qualificar jovens pesquisadores africanos, colocando-os em contato com novas técnicas e procedimentos científicos. O dinheiro será repassado ao governo de sete países, entre eles Nigéria, que receberá US$ 70 milhões, Senegal, com US$ 16 milhões, e Gâmbia, que também será beneficiada com um crédito de US$ 3 milhões voltados para o ensino de graduação e cursos técnicos. A taxa de pesquisadores na população é baixa na África. Em Burkina Faso, por exemplo, são 45 pesquisadores para cada milhão de habitantes. Na Nigéria, o número chega a 38, enquanto na América Latina a média é de 481 e na Ásia, 1.714. Segundo o portal SciDev.NEt, o Banco Mundial também se associou ao Fundo Nórdico de Desenvolvimento (NDF, na sigla em inglês), que reúne Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, para apoiar projetos voltados para solucionar problemas climáticos e ambientais na África.