Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Cidade no Peru tem 4.600 anos

Na América como no Egito, havia um povo desenvolvido que construía metrópoles com casas grandiosas e estruturas semelhantes às pirâmides. Os restos da cidade de Caral, descobertos em 1905 a apenas 200 quilômetros de Lima, capital do Peru, começaram a ser estudados para valer há alguns anos.

Pesquisadores da Northern Illinois University, do Field Museum, de Chicago, ambos dos Estados Unidos, e da Universidade San Marcos, em Lima, usaram a técnica de carbono 14 para determinar a idade das fibras de junco, planta da qual eram feitas as bolsas utilizadas pelos trabalhadores para carregar material de construção. O junco se renova anualmente e pode ser datado de forma precisa, de acordo com os especialistas.

Caral existiu há 4.600 anos e teve seu auge em 2627 a.C. muito antes das grandes civilizações da América, como a maia (século 4), a inca (século 13) e a asteca (século 15). A cidade tinha uma praça central, com seis construções ao redor. “Acredito que Caral só perdia em grandiosidade para cidades do antigo Egito”, disse o pesquisador Jonathan Hassa, do Field Museum.

Republicar