Educação
Dada a grande influência da televisão na vida dos jovens, a pesquisa “Visões de ciência em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula”, de Nyuara Araújo da Silva Mesquita e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, da Universidade Federal de Goiás, investigou um dos gêneros televisivos que se destinam ao público infanto-juvenil. A investigação consiste em uma análise documental com base em alguns episódios dos desenhos Jimmy Nêutron e O laboratório de Dexter, com a intenção de detectar quais visões de ciência são veiculadas por meio desses episódios. Tal análise realiza-se sob a ótica das ideias de alguns pensadores representativos da filosofia das ciências, por serem essas ideias importantes para a compreensão de como se desenvolveu e tem se desenvolvido o pensamento científico em nossa sociedade. O presente artigo sugere o uso de desenhos animados como alternativa para motivar debates que privilegiem a construção do conhecimento científico com base em um universo familiar ao estudante.
Ciência & Educação (Bauru) – v. 14 – nº 3 – Bauru – 2008
Republicar