- A fração das publicações científicas1 com autores de São Paulo2 que também incluíam coautores de outras unidades da federação (UFs) passou de 13% para 34% do total das publicações de São Paulo, entre os triênios 1995-1997 e 2015-2017.
- Houve crescimento em todas as grandes áreas do conhecimento e os níveis mais altos ocorreram nas áreas de ciências agrárias e ciências biológicas, no triênio mais recente.
- As colaborações se intensificaram com todas as UFs e atingiram mais de 20% das publicações para 19 UFs.
- As publicações que envolvem colaboração entre a unidade da federação e São Paulo são mais citadas, em média, do que aquelas sem colaboração, para todas as UFs3.
- Em muitos casos, o efeito mais do que dobrou o número médio de citações, para níveis presentes em países de longa tradição científica.
Notas (1) Publicações indexadas segundo a base Web of Science/Clarivate, dos tipos “Article”, “Proceedings Paper” e “Reviews”, segundo o esquema “Fapesp”. (2) Uma publicação é atribuída a um país ou região se entre os autores consta um pesquisador sediado naquele local. (3) O indicador utilizado é “Category Normalized Citation Impact” do sistema Incites/Clarivate, calculado pela média do número de citações recebidas por documento, normalizada por área do conhecimento, tipo de documento, ano da publicação e média mundial (normalizada em 1,00).
Fontes Incites/Web of Science/Clarivate, dados baixados durante o mês de julho de 2019
Republicar