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DADOS

Colaborações internacionais nas publicações científicas de São Paulo

  • Nos últimos 10 anos, o percentual de colaboração internacional nas publicações científicas1,2, com autores sediados em São Paulo, aumentou de forma contínua e significativa
  • A participação no total das publicações passou de 27,1% para 45,5%, entre os quadriênios 2009-2012 e 2019-2022
  • Em números absolutos3, correspondiam, no primeiro período, a 4.824 do total de 17.824 publicações com autores sediados no estado e, no segundo, chegaram a 12.617 das 27.732 publicações
  • O crescimento no período para as publicações em colaboração (162%) foi quase três vezes maior do que para o total (55%)
  • As colaborações com países com maior número de coautorias com pesquisadores de São Paulo também cresceram significativamente, como é o caso do principal deles, os Estados Unidos. As parcerias com São Paulo atingiram 5.185 publicações no quadriênio 2019-2022, ou seja, 41,1% do total das publicações do estado com colaboração internacional4
  • O país cuja participação mais cresceu foi a Austrália, que passou de 268 para 1.212 publicações, com variação de 352%, movendo-se da 12ª para a 8ª posição nesse grupo de países
  • França (+125%) e Argentina (+100%) também ampliaram o número de coautorias, mas em ritmo menor que outros países, levando-os a perder posições no grupo: a França de 2º para 5º e a Argentina de 8º para 15º lugar

Notas (1) Publicações das categorias Article, Proceeding Paper e Review da base Web of Science/Clarivate. (2) Uma publicação é considerada colaboração internacional se, além dos autores sediados no estado de São Paulo, houver autores sediados em outros países. (3) Os valores absolutos correspondem às médias anuais do período considerado. (4) Uma publicação pode ter autores de vários países, portanto. a soma das parciais dos países pode ser maior do que o total de publicações com colaboração internacional para São Paulo.
Fontes Incites/Web of Science/Clarivate. Dados baixados em 04/04/2023 Elaboração FAPESP, DPCTA/Gerência de Estudos e Indicadores

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