Agricultura

Colheita para os nervos

Estudar a reprodução vegetativa da Lippia alba e fornecer subsídios para a escolha de uma forma mais eficiente de produção de suas mudas foi o desafio de Luiz Antônio Biasi e Giampalolo Costa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cujo estudo está no artigo Propagação Vegetativa de Lippia alba, publicado em Ciência Rural. Conhecida por diversos nomes populares, do tipo erva-cidreira-do-campo, alecrim selvagem, erva-cidreira-brasileira ou cidró, a L. alba é uma planta medicinal nativa da América do Sul. Como tem propriedade calmante, é utilizada em substituição à espécie Melissa officinalis na forma de chás, compressas, banhos e extratos alcoólicos. No estudo, as estacas medianas com quatro folhas apresentaram a maior taxa de adaptação ao solo, ao contrário das estacas sem folhas. As estacas com duas folhas também apresentaram bom crescimento, facilidade de manuseio e o dobro do rendimento no preparo das estacas em relação às com quatro folhas. “Diferentes tipos de mudas foram analisados e praticamente todas as espécies apresentaram altas taxas de enraizamento, comprovando que a L. alba é uma espécie de fácil adaptação com grande facilidade de formação de raízes”, afirmam os pesquisadores.

Ciência Rural – vol. 33 – nº 3 – Santa Maria – maio/ jun. 2003