Imprimir PDF Republicar

Cartas | 312

Comentários | 312

Paleoarte
Excelente a entrevista com Rodolfo Nogueira (“Dinossauros quase reais”, edição 311). Apesar da limitação de recursos para cultura e ciência, temos profissionais como ele que atuam unindo essas áreas, traduzindo a informação científica para a população em forma de arte, conseguindo, por isso, reconhecimento nacional e internacional. Mais do que trazer dinossauros de volta “à vida”, paleoartistas têm a possibilidade de inspirar futuros pesquisadores, algo cada vez mais importante nesses tempos difíceis.
Alexander Kellner

**

Ação entre amigos
Se fosse só nas publicações, seria menos ruim (“O fantasma da ação entre amigos”, edição 311). Ocorre o mesmo nas bancas de TCC, qualificação, mestrado e doutorado, nas indicações para cargos na administração, em comissões, e por aí vai. Falo isso depois de ter passado 33 anos em universidades públicas como docente em quatro instituições.
Sandro Silva

**

Eu ainda espero a chegada do dia em que artigos serão publicados por meio do Decentralized Autonomous Organizations (DAO), validados por blockchain, que remunere os autores por visualização e citação de seus artigos, bem como permita que cientistas façam a revisão de artigos de outros cientistas sendo remunerados por isso. Gostaria muito de deparar com um projeto nesse sentido.
Giovanni Saboia

**

Vídeos
Das coisas boas deste país (“Conheça a geografia dos sabores e produtos típicos do Brasil”). Ótima a abordagem.
Renato Lobo

*

Muito legal esse reconhecimento.
Luiz Marcello de Almeida Pereira

*

Excelente conteúdo e edição top de “A busca por sinais de vida em uma lua de Saturno”.
Léo Rasta

*

Confirmada a existência de vida bacteriana nessa lua de Saturno, vai ficar mais difícil sustentar que a Terra foi o único lugar, no Universo, escolhido pelos deuses para o surgimento de vida.
Geraldo Cassales

*

A pesquisa expressa no vídeo “Relógio biológico das plantas beneficia a agricultura” poderia ser muito mais relevante para a relação ser humano e meio ambiente se o objetivo fosse mais auspicioso do que esse da produtividade a favor do agronegócio.
João Ras

*

Muito interessante saber sobre o ciclo circadiano das plantas. Planta é vida complexa também.
Fernando Donato

***

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar