Demência
É muito importante um trabalho que não se reduza à medicalização, mas também a outras terapias (“O peso da demência”, edição 329). Sobretudo aquelas voltadas à saúde mental, socialização e atividades físicas.
Ana Mendonça
É uma transição epidemiológica. Doenças crônicas e degenerativas aumentando em proporção e trazendo novos desafios para lidarmos.
Roberto Guandalini
**
Repatriação de exemplares
Interessante a reportagem “Memórias extraviadas” (edição 329). Apesar da questão de a repatriação de exemplares ser uma temática muito atual e necessária, considero igualmente importante a discussão das condições de conservação e os riscos a que as instituições com coleções importantes estão submetidas. Fundamental que também procuremos conscientizar quem tem o poder de decisão para que as instituições científicas e culturais de um país tenham à sua disposição os fundos necessários a fim de proteger as coleções de roubo, pragas e incêndios. Questões relativas à disponibilização desse material por meio de exposições físicas ou digitais para o público são outra vertente importante que vejo pouco discutida.
Alexander W. A. Kellner
**
Integridade científica
Isso acontece no Brasil e não é de hoje (“Artigos de alunos são usados para aumentar citações de trabalhos de docentes”, edição 329). Talvez não tão organizado, mas acontece.
Fabíola de Oliveira
***
Vídeos
Tenho apenas o ensino médio, porém assuntos de tecnologia de ponta sempre me interessaram. O vídeo “Pela primeira vez, fusão nuclear gerou mais energia do que consumiu” é excelente, muito bem apresentado e objetivo.
Lourenço Gadelha
Ótimo o vídeo “Sirius, o maior e mais complexo laboratório brasileiro”. Mostrei para meus alunos e eles adoraram.
Gabriel Carlos de Souza
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br
Republicar