Imprimir PDF Republicar

cartas | 336

Comentários | 336

Terapia fotodinâmica
A reportagem “Em breve, no SUS” (edição 334) relata a saga de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da USP para ter a aprovação da Conitec de um dispositivo aprimorado para detectar e tratar câncer de pele. A petição inicial data de 2015 e só em 2023 a Conitec recomendou a incorporação desse tipo de tratamento ao SUS. A legislação é altamente restritiva e exigente na área da saúde sem, entretanto, ter as condições de responder com rapidez às demandas.
Clarissa W. Mendes Nogueira

**

Autores prolíficos
Infelizmente vivemos tempos em que as pessoas pensam que quantidade é o mesmo que qualidade (“Produção assombrosa”, disponível apenas no site). Não é o volume que faz a boa ciência.
Thiago Genaro

Isso não existe. Em muitas áreas é difícil publicar um ou dois artigos por ano. Quem dirá mais. Definitivamente suspeito.
David dos Santos Soares

**

Itinerários de pesquisa
Belíssima a trajetória do médico Sandro Matas (“Duro na queda”, edição 335). Tive paralisia cerebral e lutei muito pela acessibilidade.
Ligia Eras

**

Temas controversos
Sintomático isso (“Sensibilidade à flor da pele”, edição 335). Há poucos anos foi fundado o Journal of Controversial Ideas, um periódico dedicado à publicação de ideias “controversas”. Se bem fundamentada, pesquisa alguma deveria sofrer censura prévia. Se as ideias defendidas forem consideradas ofensivas por quem quer que seja, o melhor a fazer é refutá-las publicamente.
César Rocha

***

Vídeo
Que vídeo incrível sobre o São Francisco (“Um rio com milhões de anos”). Seria altamente educativo e interessante transformar as principais pesquisas financiadas pela FAPESP em vídeos, proporcionando à população acesso de maneira didática a esses trabalhos.
Djanira Temporim

Roteiro e narração nota 10.
Evandro Oliveira

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar