Imprimir PDF Republicar

Cartas | 339

Comentários | 339

Aridez no Brasil
Foi avisado, mas talvez só quando a situação ficar irreversível é que vamos dar ouvidos aos cientistas (“O Brasil que seca”, edição 338).
Allan Padela
***
Aulas no campo
Cursos de campo são fundamentais para a formação de bons ecólogos (“Ecologia na prática”, edição 337). É um espaço para exercitar métodos científicos com diferentes sistemas biológicos de estudo e ser orientado por outros profissionais. Essa diversidade melhora muito a formação de pesquisadores e pesquisadoras.
Rafael Rios Moura
***
Árvores gigantes
Parabéns a todas e a todos envolvidos nesse trabalho tão importante para a preservação da nossa biodiversidade (“Os mistérios das árvores gigantes da Amazônia”, edição 336).
Marina Silva (MMA)
***
Pegada de carbono
Ótimo comparativo para o cidadão ter claro seu papel nas emissões de CO2 e nas suas escolhas diárias (“Para medir sua pegada de carbono”, edição 336).
Flavia Dantas Albuquerque
***
Plágio na Noruega
Quando um sistema é insustentável, o punitivismo vira mato e chega a todos (“Plágio derruba ministra norueguesa que liderava repressão à má conduta de estudantes”, edição 337). Não é um problema individual, mas do sistema. Quando não há tempo para que um cientista amadureça com dignidade, com direitos respeitados, com conhecimento construído com calma, os atalhos se tornam norma. A ética tende a ser varrida para debaixo do tapete e a comunidade, como um todo, adoece.
Nina Cunha
***
Vídeos
A dengue é um fato cotidiano que temos que lidar (“Por que o Brasil tem recorde de casos de dengue?”, entrevista com Maurício Lacerda Nogueira). Sou agente de combate às endemias e sei das dificuldades que encontro no meu trabalho: população mal-educada e recusa de entrada nas casas para vistoria. Bom ter uma vacina para aliviar um pouco a situação.
Jaqueline Lacerda
*
Que vídeo interessante (“O caminho obscuro de óvulos humanos importados pelo Brasil”). Há cinco anos acompanho mulheres que adiaram a maternidade. Muitas delas precisarão recorrer a óvulos doados para gerar seus filhos. Precisamos falar mais sobre tudo isso.
Alini Dini

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar