Imprimir PDF Republicar

cartas | 341

Comentários | 341

Apagão de professores
A edição 332 trouxe uma reportagem muito importante para a reflexão coletiva: a desmotivação dos jovens para a carreira docente (“Cadê o professor?”). Como professor da educação pública, posso comprovar que, como o texto afirma, a falta de incentivo financeiro e as más condições de trabalho impelem muitos profissionais a buscar outras carreiras.
Rubens Baldini Neto 

*

Crise da pós
Cursos estritamente focados no nicho puramente acadêmico são desestimulantes às atuais gerações (“A dinâmica da crise dos doutores”, edição 340). Fazem-se imperiosas a criação de mais oportunidades e a ampliação de modalidades que contemplem os estudantes trabalhadores.
Nathaan Meneses

*

Captura de carbono
A tecnologia é importante (“Menos carbono na atmosfera”, edição 340). O problema é que vira uma arma para indústrias que promovem o desmatamento e poluem os rios. Não basta só retirar carbono da atmosfera, o ambiente tem que se manter equilibrado.
Alexandre Aquino

*

Negativos de vidro
O IAG-USP fez também o resgate dos negativos de vidro (“Imagens de peso”, edição 340). Eles mostram a construção dos prédios onde hoje está o Parque CienTec, as aulas de astronomia do Abrahão de Morais e fotos do céu.
Yara Marangoni

*

Peixe e calor
O Laboratório de Morfofisiologia Animal Comparada da Universidade Federal do Norte do Tocantins tem utilizado a espécie tambaqui em estudos ecotoxicológicos com outros contaminantes emergentes, como microplásticos e fármacos (“Peixe da Amazônia sensível ao calor intenso”, edição 340). Os resultados também não são tão promissores.
Marcelo Paulino

*

Revista
Nós do Colégio Santa Marcelina, de São Paulo, indicamos em 2023 a Pesquisa FAPESP como material paradidático para os alunos do ensino médio. Utilizá-la na sala de aula fomenta o pensamento crítico e o interesse pela ciência, proporcionando acesso a descobertas e inovações que extrapolam os livros didáticos tradicionais. Além disso, a revista permite a integração interdisciplinar, relacionando temas de biologia, química, física, ciências humanas, entre outros, e mostrando como a ciência permeia diversos aspectos do conhecimento humano.
Roberta Basso

Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br

Republicar