Ciência do bem-estar animal
Extremamente importante agregar o bem-estar animal aos protocolos de estudos e pesquisas multidisciplinares (“Cuidado e empatia com os animais”, edição 341). A ciência pode mudar o paradigma da criação e da convivência respeitosa e harmoniosa entre humanos e animais. Todos ganham com isso.
Rubia Burnier
Vamos sempre em direção à ciência do bem-estar animal, que ganha força a cada passo.
Juliana Damasceno
*
Covid-19
O estudo retratado na reportagem “Proteína do novo coronavírus torna célula infectada invisível ao sistema imune” representa um avanço significativo nos achados sobre a Covid-19. Esperamos que reverbere, contribuindo para novas soluções e avanços relacionados a doenças pandêmicas.
Marcella Cardoso
*
Cidades-esponja
Enquanto alguns países planejam as cidades-esponja (“A onda das cidades-esponja”, edição 341), aqui no meu bairro, em São Paulo, que já foi muito arborizado, a prefeitura, além de remover árvores e não fazer a reposição, colocou asfalto sobre as últimas ruas de paralelepípedos. Eram minimamente permeáveis. Na próxima estação chuvosa, será um rio levando o bairro até o rio Pinheiros.
Silmara Luz
*
Má conduta
Infelizmente, há no mercado empresas que oferecem a tal “publicação coletiva”, um nome bonito para a venda de autoria (“Treinamento que flerta com a má conduta”, edição 340). Não sei o que é pior, vender ou comprar. Há pesquisadores incríveis na internet que fornecem serviços de orientação e suporte, mas isso é muito diferente de má conduta. Que os pesquisadores que consomem os conteúdos tenham a clareza para fazer escolhas dignas e acertadas.
Natácia Lima
*
Vídeo
Sou do Ceará e sempre me encantei com nossas dunas, só não sabia que tinha tanta ciência por trás desse nosso patrimônio (“O misterioso movimento das dunas”).
Diana Bernardino
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br
Republicar