Universidade e mercado
A dificuldade em levar inovação das universidades para o mercado mostra como ainda estamos engatinhando na articulação entre pesquisa e produção (“Transmissão de conhecimento”, edição 346). Parece que falta investimento e estrutura, mas também uma cultura de valorização da ciência aplicada. Não adianta só criar leis se não houver uma estratégia mais robusta para integrar academia e setor produtivo de forma prática e eficiente.
Erik C. Gomes
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Além dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), que fazem a proteção e licenciamento das tecnologias criadas nas universidades, são necessários também profissionais que conseguem promover projetos com o mercado. É preciso gente que saiba fazer gestão de projetos e consiga trabalhar dentro da universidade.
Veronica Valadares
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Plásticos no cérebro
Parabéns à equipe pelo empenho e sucesso na pesquisa (“A vida imersa em microplásticos”, edição 347). É um grande alerta ao uso de plásticos.
Nadir Carvalho Marques
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Pós-graduação
O novo modelo se parece com os itinerários formativos do novo ensino médio (“Atalho flexível”, edição 347). Será que vamos caminhar rumo à precarização da pesquisa acadêmica?
Aline Rodrigues Teixeira
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Revisão de papers
Um grande momento para remunerar o trabalho dos voluntários que fazem uma enorme quantidade de trabalho oculto no campo científico (“Conflito de interesses”).
Tadeu Teixeira
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Vídeo
É triste a história ambiental do Brasil (“Os impactos de Belo Monte na vida de indígenas e ribeirinhos”). Parabéns por denunciarem as consequências dessas obras que “fazem o bem para a economia do país”.
Maria Eduarda Nacif
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Lutamos muito para isso não acontecer. Foram muitos protestos e discussões, mas ganhou o desenvolvimentismo e sua lógica de sacrifício do mundo natural e social das zonas de mata e florestas. Triste como podem arrasar com comunidades de pescadores e aldeias.
Isabela Frade
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