Educação a distância
Penso que o problema não é a EaD, ao contrário do que é muito propagandeado por aí, especialmente em universidades e institutos federais (“Formação remota”, edição 348). O ponto é a supervisão da qualidade dos egressos, das instituições de ensino superior e dos cursos. EaD é uma estratégia viável para um país de dimensões continentais como o Brasil.
Thiago Ferreira Querino
*
Falta abrir concursos públicos para que docentes qualificados entrem, também, na EaD. Em vez disso, vemos uma chuva de bolsas de tutoria e para professores formadores que exigem alta qualificação e experiência docente e, em troca, pagam muito pouco. É desanimador.
Thais Presa Martins
**
Indicadores
Fico muito feliz em saber do aumento de pesquisa na área de humanidades (“Realidade ampliada”, edição 348). Porém a educação básica desestimula o interesse do aluno, diminuindo a quantidade de aulas dessa área e tornando o conjunto de saberes cada vez mais superficial.
Silmara Vedoveli
**
Cianobactérias
Simplesmente incrível (“Um relógio biológico surpreendente”, edição 348). A cada dia fico fascinado com o potencial das cianobactérias. Excelente conteúdo.
Rodrigo Souza
**
Integridade científica
Enquanto não acabar com essa maneira de avaliar a pesquisa e pesquisadores, continuaremos a conviver com fraudes (“Revistas clonadas”). E pagando para acessar trabalhos feitos com dinheiro público.
Jorge Cardoso
**
Vídeos
Ótima reflexão sobre o uso da inte-ligência artificial para regenerar as memórias sobre essas mulheres retratadas na exposição (“O impacto da inteligência artificial nas artes plásticas”). O binarismo é realmente raso e a arte é uma grande aliada para derrubar esse muro. Lindo trabalho.
Laura Visoni
*
Produção muito boa no vídeo “Os impactos de Belo Monte na vida de indígenas e ribeirinhos”. Que os ribeirinhos e indígenas consigam recuperar suas vidas e se manter firmes e potentes. São ações e pesquisas de imensa importância e relevância. Espero que elas continuem acontecendo nas comunidades e mais pessoas e grupos se mobilizem.
Raquel Novaes
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br
Republicar