Floresta amazônica
A presença humana, as queimadas criminosas, o desmatamento e o aquecimento global estão matando a maior floresta tropical do mundo (“Sufoco duplo”, edição 356). Sem a floresta amazônica, que funciona como um irrigador natural da atmosfera, o clima do Brasil vai mudar para sempre. E não será para melhor.
Gustavo Schmidt
**
Planta invasora
O tojo já está infestando os campos de altitude de Santa Catarina, em especial Lages e São Joaquim (“As estratégias de uma invasora”, edição 357). Infelizmente nada está sendo feito para controlar a espécie.
Rafael Barbizan Sühs
**
Percurso de editores
Foi uma experiência muito importante na minha formação a leitura da coleção Vaga-lume, idealizada pelo editor Jiro Takahashi (“Caminhos de papel”, edição 356).
Bruno Sipavicius
**
Vídeos
Nos anos 1980-90 tivemos uma vibe “geração saúde” que parecia tender para o fim do cigarro. Havia proibição de propagandas, de fumar em vários ambientes fechados… Inimaginável que o futuro reservaria um modelito eletrônico ainda mais tóxico (“Vape: a armadilha que atrai os jovens para o vício”).
Ana Claudia Lessinger
*
Lindíssimo (“O renascimento do Palácio Gustavo Capanema”). Pretendo voltar ao Rio de Janeiro em breve só para poder vê-lo reformado.
Nuno Brito
*
Incrível o enorme esforço, pesquisa e trabalho dessa equipe para tornar toda a documentação encontrada acessível ao público (“Pesquisa descobre tesouros em acervo musicográfico centenário”).
Isima Much
***
Sua opinião é bem-vinda. As mensagens poderão ser resumidas por motivo de espaço e clareza. cartas@fapesp.br.
Republicar