Brasil

Comitê anuncia os candidatos

O Conselho Superior da FAPESP recebeu, no dia 20 de outubro, as listas dos candidatos aos cargos de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) e de diretor científico, encaminhadas pelo Comitê de Busca e Seleção constituído especialmente para o processo seletivo. São 10 candidatos a diretor-presidente do CTA – cargo desempenhado interinamente pelo diretor administrativo Joaquim J. de Camargo Engler desde a morte de Francisco Romeu Landi, em abril – e 11 ao de diretor científico, para o lugar de José Fernando Perez, que vai atuar na iniciativa privada.

Agora o Conselho Superior irá analisar os documentos reunidos pelo comitê – os currículos de cada candidato, textos descrevendo a visão de futuro para a FAPESP e o resumo de cada projeto de gestão – e, em reunião no dia de 10 de novembro, constituir as listas tríplices que serão enviadas ao governador Geraldo Alckmin, a quem cabe indicar os diretores. No dia 10 de novembro as listas serão divulgadas nos sites da FAPESP, da Agência Fapesp e da revista Pesquisa FAPESP.

Os candidatos ao cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo são: Cláudio Rodrigues, superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen); Marco Antonio Zago, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP); Oswaldo Massambani, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; Paulo Eduardo de Abreu Machado, diretor científico do Hemocentro de Botucatu (Unesp); Regina Pekelmann Markus, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências (USP); Ricardo Renzo Brentani, diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, diretor-presidente do Hospital do Câncer A.C. Camargo e membro do Conselho Superior da FAPESP; Ruy Laurenti, da Faculdade de Saúde Pública (USP); Umberto G. Cordani, do Instituto de Geociências (USP); Walter Colli, do Instituto de Química (USP); e Willy Beçak, do Laboratório de Genética do Instituto Butantan.

Os candidatos ao cargo de diretor científico são: Carlos Alfredo Joly, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp e membro do Conselho Superior da FAPESP; Ederio Dino Bidoia, do Instituto de Biociências de Rio Claro (Unesp); Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos (USP); Hernan Chaimovich Guralnik, do Instituto de Química (USP); Hugo Aguirre Armelin, do Instituto de Química (USP); José Roberto Guedes de Oliveira, do Centro de Estudos de Economia Sindical e do Trabalho da Unicamp; Luiz Nunes de Oliveira, pró-reitor de pesquisa da USP e professor do Instituto de Física da USP em São Carlos; Pedro Manoel Galetti Junior, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar; e Willy Beçak, do Laboratório de Genética do Instituto Butantan.