Presidente da ABC

Diálogos enriquecedores

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o matemático Jacob Palis, conheceu em profundidade três programas de pesquisa da FAPESP, o de Bioenergia (Bioen), o de Mudanças Climáticas Globais e o da biodiversidade paulista (Biota), em visita à Fundação no dia 28 de abril. Os coordenadores dos programas expuseram e discutiram com o matemático o escopo de suas pesquisas. “Gostei muito do que ouvi. Tivemos diálogos enriquecedores”, definiu o presidente da academia. Na avaliação de Palis, o encontro, embora tivesse como objetivo apenas aproximar as duas instituições, certamente ajudará a subsidiar os grupos de estudos da ABC que discutem grandes temas de ciência nacional e preparam documentos para esclarecer a sociedade e ajudar os formuladores de políticas públicas. As conversas envolveram outros temas, como a necessidade de investir mais em pesquisas em campos como a oceanografia e a matemática. Palis também discutiu a oportunidade de aproveitar o momento de crise financeira internacional para atrair ao Brasil pesquisadores de países desenvolvidos. Ao final do encontro, delineou-se a pauta de uma futura reunião, na qual a FAPESP exporá os resultados de seus programas de pesquisa nos campos da neurociência e da tecnologia da informação.