Estratégias

Educação pelos observatórios virtuais

Até meados deste semestre estarão prontos dois miniobservatórios astronômicos que serão usados na educação de estudantes e professores – um do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os dois integram o projeto Educação em Ciências com Observatórios Virtuais com outras quatro instituições de ensino superior de outros Estados, que já têm telescópios. Todos vão operar os observatórios em conjunto e as imagens poderão ser acessadas remotamente por alunos e docentes de sete escolas (públicas e privadas) que participam da fase piloto.

Também telescópios norte-americanos, do programa Telescopes in Education, da Nasa, estarão disponíveis. O trabalho é financiado pela Fundação Vitae (R$ 406 mil), mas a infra-estrutura será usada, ainda, em outros projetos semelhantes, como o Ensinando Ciências Através da Astronomia: Recursos Didáticos e Capacitação de Professores , coordenado pela UFRGS, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).