A holandesa Elsevier, uma das maiores editoras de livros e periódicos científicos, comprou por US$ 100 milhões a rede social Mendeley, sediada em Londres. Criada em 2008, a Mendeley surgiu como um software acadêmico gratuito usado para organizar referências bibliográficas. Ao migrar para a internet, tornou-se uma rede social, permitindo ao usuário saber quais artigos são mais acessados por pesquisadores de determinada área, participar de grupos sobre determinados temas de interesse e interagir com outros pesquisadores. Com a operação, a Elsevier amplia seus negócios na internet, concorrendo diretamente com o EndNote, serviço gerenciador de bibliografias da Thomson Reuters. Reações desfavoráveis foram publicadas em blogs e mídias sociais após o anúncio da aquisição. Usuários alertam que a vocação da Mendeley de ser uma plataforma aberta pode ficar comprometida na nova fase da empresa. Em entrevista ao jornal The Guardian, o cocriador da Mendeley, Victor Henning, disse que a missão da empresa continua sendo a de tornar a ciência uma atividade mais colaborativa.
Republicar