Ruas e estradas esburacadas, com lombadas e paralelepípedos, tão comuns em países como o Brasil, podem ser um importante e inusitado ambiente de produção de energia, segundo um experimento realizado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). É um amortecedor automotivo capaz de gerar energia a partir dos solavancos que carros, ônibus e caminhões sofrem quando passam por buracos ou imperfeições no asfalto. O protótipo usa um sistema que pressiona um fluido hidráulico contra uma turbina acoplada a um gerador. A eletricidade gerada pelo amortecedor, batizado de GenShock, pode ser usada para recarregar as baterias do carro ou operar outro aparelho eletrônico qualquer. Carros elétricos ou híbridos, movidos a gasolina, usam um sistema parecido para recuperar a energia gerada pelos freios. Os pesquisadores estimam que o dispositivo possa proporcionar economia de 10% no gasto de combustível do veículo com acionamento de motores elétricos. Outra vantagem do GenShock é que ele torna o sistema de amortecimento mais eficiente, proporcionando um deslocamento mais suave. O projeto nasceu do interesse de alguns alunos de graduação de engenharia em descobrir quanta energia é desperdiçada por um veículo. Os bons resultados dos testes feitos até o momento levaram os estudantes a solicitar uma patente do dispositivo e abrir uma empresa, a Levant Power, para comercializar seu invento. O interesse maior veio da empresa American Motors, que fabrica os jipes Humvees do Exército norte-americano.
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