Tecnociência

Infecções ligadas à esquistossomose

Uma notícia nada animadora: os 10 milhões de pessoas que têm as formas mais graves da esquistossomose, doença causada pelo verme Schistosoma mansoni, possivelmente correm risco maior de contrair outras infecções, causadas por bactérias (como hanseníase e tuberculose), protozoários (toxoplasmose e leishmaniose) ou vírus (hepatite), segundo estudo de pesquisadores pernambucanos publicado na Infection and Immunity.

Por um motivo ainda desconhecido, o sistema imunológico desses indivíduos deixa de funcionar como deveria. Frederico Abath e Silvia Montenegro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Recife, em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, examinaram o sangue de 32 pessoas contaminadas e constataram: quanto maior a gravidade da doença, menor a produção de interferon gama, molécula que ativa as células de defesa do organismo.

“Os resultados estão de acordo com o que observamos no dia-a-dia”, comenta Abath. “Agora estamos planejando estudos epidemiológicos para avaliar se a propensão a desenvolver outras doenças realmente existe.”