Controle de pragas

Armadilha sonora

DOUGLAS HENRIQUE MACCAGNAN Cigarras adultas são atraídas pelo som da armadilhaDOUGLAS HENRIQUE MACCAGNAN

Um som que imita o canto de acasalamento do macho é o principal atrativo de uma armadilha, que já está sendo fabricada pela Idéia, da cidade de Jaboticabal, para acabar com as cigarras adultas da espécie Quesada gigas, que causa sérios danos às plantações de café. Nessa fase, que dura 40 dias, ocorre o acasalamento e cada fêmea põe cerca de 300 ovos. Assim que as ninfas (forma juvenil do inseto) nascem, elas se alojam nas raízes da planta e sugam a sua seiva. “A armadilha é composta por um sistema de som acoplado a um de pulverização, que funciona em circuito fechado”, diz o biólogo Douglas Henrique Maccagnan, que desenvolveu a armadilha como tema da sua tese de doutorado, orientada pelo professor Fábio de Melo Sene, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e pela professora Nilza Maria Martinelli, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista de Jaboticabal. Atraídas pelo som em um raio de 80 metros, as fêmeas são mortas por jatos de inseticida.