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Asfalto com bagaço

Asfalto com bagaço de cana

Eduardo Cesar Pavimentos com maior resistênciaEduardo Cesar

Além de gerar energia, o bagaço de cana-de-açúcar ganhou uma nova aplicação. Usado como aditivo estabilizante nas misturas de asfalto do tipo SMA (Stone Matrix Asphalt), que por sua resistência é usado em vias de tráfego intenso, aeroportos e autódromos, ele substitui a fibra de celulose obtida da madeira. A inovação, fruto da tese de doutorado do engenheiro civil Cláudio Leal, professor  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, depois de testada com sucesso em laboratório, foi aplicada em campo. “Um trecho de 50 metros da BR 356, próximo do município fluminense de São João da Barra, recebeu a pavimentação asfáltica com SMA e fibra de bagaço de cana”, diz Leal. Na tese, orientada pelo professor Protásio Ferreira e Castro, da Universidade Federal Fluminense, e pela professora Regina Martins Paes de Aquino, da IFF, Leal comprovou a eficácia do bagaço como aditivo estabilizador para o asfalto. Nos testes em campo, Leal vai acompanhar durante seis meses o desempenho mecânico e estrutural do material na BR 356.

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