Cães

Por favor, cuide do seu cão

Eduardo Cesar Amigo fiel: ameaça às matasEduardo Cesar

Eis um inimigo involuntário – e geralmente desconsiderado – da preservação ambiental: o cão. Quando são muitos e vivem soltos, podem fazer grande estrago em áreas verdes que deveriam permanecer intocadas. Os biólogos Patrícia Torres e Paulo Inácio Prado, da Universidade de São Paulo, saíram impressionados de um levantamento de campo em que identificaram um número alto de cães soltos, em média 6,2 animais por quilômetro quadrado, vivendo próximo – e muitas vezes no interior – de remanescentes de floresta em São Luiz do Paraitinga, interior paulista. Havia entre 92 e 102 animais em cada área de estudo (Brazilian Journal of Biology, novembro de 2010). Cães são hoje os carnívoros mais abundantes na mata atlântica. Entrando nas matas que restam em meio a pastagens e plantações, os cães caçam animais silvestres e podem lhes transmitir doenças. Assim ampliam o efeito de borda – perda de vegetação e de animais próximo aos limites dos fragmentos florestais. Os biólogos observaram que a maioria dos cães tem donos. O próximo passo é convencê-los a não deixar os animais tão soltos.